matematica
A Matemática é uma ciência que relaciona o entendimento
coerente e pensativo com situações práticas habituais. Ela compreende uma
constante busca pela veracidade dos fatos através de técnicas precisas e
exatas. Ao longo da história, a Matemática foi sendo construída e aperfeiçoada,
organizada em teorias válidas e utilizadas atualmente.
Ela prossegue em sua constante evolução, investigando novas situações e estabelecendo relações com os acontecimentos cotidianos.
É considerada uma das ciências mais aplicadas em nosso cotidiano. Um simples olhar ao nosso redor e notamos a sua presença nas formas, nos contornos, nas medidas. As operações básicas são utilizadas constantemente, e os cálculos mais complexos são concluídos de forma prática e adequada de acordo com os princípios matemáticos postulados.
Possui uma estreita relação com as outras ciências, que buscam nos fundamentos matemáticos explicações práticas para suas teorias. Dizemos que a Matemática é a ciência das ciências.
Determinados assuntos ligados à Química, Física, Biologia, Administração, Contabilidade, Economia, Finanças, entre outras áreas de ensino e pesquisa, utilizam das bases matemáticas para estabelecerem resultados concretos e objetivos.
Atualmente a Matemática é subdividida, dessa forma constatou-se que ficaria mais fácil o seu aprendizado. Podemos organizá-la da seguinte forma:
Aritmética
Álgebra:
Conjuntos Numéricos
Equações
Equações Algébricas
Funções
Sistemas Lineares
Progressões
Análise Combinatória
Probabilidade e Estatística
Matemática Financeira
Trigonometria
Geometria Plana
Geometria Espacial
Geometria Analítica
Cálculos
Ela prossegue em sua constante evolução, investigando novas situações e estabelecendo relações com os acontecimentos cotidianos.
É considerada uma das ciências mais aplicadas em nosso cotidiano. Um simples olhar ao nosso redor e notamos a sua presença nas formas, nos contornos, nas medidas. As operações básicas são utilizadas constantemente, e os cálculos mais complexos são concluídos de forma prática e adequada de acordo com os princípios matemáticos postulados.
Possui uma estreita relação com as outras ciências, que buscam nos fundamentos matemáticos explicações práticas para suas teorias. Dizemos que a Matemática é a ciência das ciências.
Determinados assuntos ligados à Química, Física, Biologia, Administração, Contabilidade, Economia, Finanças, entre outras áreas de ensino e pesquisa, utilizam das bases matemáticas para estabelecerem resultados concretos e objetivos.
Atualmente a Matemática é subdividida, dessa forma constatou-se que ficaria mais fácil o seu aprendizado. Podemos organizá-la da seguinte forma:
Aritmética
Álgebra:
Conjuntos Numéricos
Equações
Equações Algébricas
Funções
Sistemas Lineares
Progressões
Análise Combinatória
Probabilidade e Estatística
Matemática Financeira
Trigonometria
Geometria Plana
Geometria Espacial
Geometria Analítica
Cálculos
História
Papiro de Rhind do Antigo Egipto, cerca de 1.650 a.C.
Além de
reconhecer quantidades de objetos, o homem pré-histórico aprendeu a contar
quantidades abstratas como o tempo: dias, estações, anos. A aritmética
elementar (adição, subtração, multiplicação e divisão) também foi conquistada
naturalmente. Acredita-se que esse conhecimento é anterior à escritae,
por isso, não há registros históricos.
O primeiro objeto
conhecido que atesta a habilidade de cálculo é o osso de Ishango, uma fíbula debabuíno com
riscos que indicam uma contagem,
que data de 20 000 anos atrás.1
Muitos sistemas
de numeração existiram. O Papiro de Rhind é um documento que resistiu ao tempo e
mostra os numerais escritos no Antigo Egito.
O desenvolvimento
da matemática permeou
as primeiras civilizações, e tornou possível o desenvolvimento de aplicações
concretas: o comércio, o manejo de plantações, a medição de
terra, a previsão de eventos astronômicos, e por vezes, a realização de rituais
religiosos.
A matemática
começou a ser desenvolvida motivada pelo comércio, medições de terras para a
agricultura, registro do tempo, astronomia. A partir de 3000 a.C., quando
Babilônios e Egípcios começaram a usar aritmética e geometria em construções,
astronomia e alguns cálculos financeiros, a matemática começou a se tornar um
pouco mais sofisticada. O estudo de estruturas matemáticas começou com a
aritmética dos números naturais,
seguiu com a extração de raízes quadradas e cúbicas, resolução de algumas equações
polinomiais de grau 2, trigonometria, frações, entre outros tópicos.
Tais desenvolvimentos são creditados
às civilizações acadiana, babilônica, egípcia, chinesa, ou ainda, àquelas do
vale dos hindus. Por volta de 600 a.C., na civilização grega, a matemática, influenciada por
trabalhos anteriores e pela filosofia,
tornou-se mais abstrata. Dois ramos se distinguiram: a aritmética e a geometria.
Formalizaram-se as generalizações, por meio de definições axiomáticas dos
objetos de estudo, e as demonstrações. A obra Os Elementos de Euclides é um registro importante do
conhecimento matemático na Grécia do século III a.C.
A civilização
muçulmana permitiu que a herança grega fosse conservada, e propiciou seu
confronto com as descobertas chinesas e hindus, notadamente na questão da
representação numérica [carece de
fontes]. Os trabalhos matemáticos desenvolveram-se
consideravelmente tanto na trigonometria, com a introdução das funções
trigonométricas, quanto na aritmética. Desenvolveu-se ainda a análise combinatória, a análise numérica e a álgebra de polinômios.
Na época do
Renascentismo, uma parte dos textos árabes foi estudada e traduzida para o latim.
A pesquisa matemática se concentrou então na Europa.
O cálculo algébrico desenvolveu-se rapidamente com os trabalhos dos franceses François Viète e René Descartes. Nessa época também foram
criadas as tabelas de logaritmos, que foram extremamente
importantes para o avanço científico dos séculos XVI a XX, sendo substituídas
apenas após a criação de computadores. A percepção de que os números reais não
são suficientes para resolução de certas equações também data do século XVI. Já
nessa época começou o desenvolvimento dos chamados números
complexos, apenas com uma definição e quatro operações. Uma
compreensão mais profunda dos números complexos só foi conquistada no século
XVIII com Euler.
No início do
século XVII, Isaac Newton e Gottfried
Wilhelm Leibniz descobriram
a noção de cálculo
infinitesimal e
introduziram a noção de fluxor (vocábulo abandonado posteriormente).
Ao longo dos séculos XVIII e XIX, a matemática se desenvolveu fortemente com a
introdução de novas estruturas abstratas, notadamente os grupos (graças aos trabalhos de Évariste Galois) sobre a resolubilidade de
equações polinomiais, e os anéis definidos nos trabalhos de Richard Dedekind.
O rigor em
matemática variou ao longo do tempo: os gregos antigos foram bastante rigorosos
em suas argumentações; já no tempo da criação do Cálculo Diferencial e Integral,
como as definições envolviam a noção de limite que, pelo conhecimento da época, só
poderia ser tratada intuitivamente, o rigor foi menos intenso e muitos
resultados eram estabelecidos com base na intuição. Isso levou a contradições e
"falsos teoremas".
Com isso, por volta do século XIX, alguns matemáticos, tais como Bolzano, Karl Weierstrass eCauchy dedicaram-se a criar definições e
demonstrações mais rigorosas.
A matemática
ainda continua a se desenvolver intensamente por todo o mundo nos dias de hoje.
O ensino da
matemática e, na verdade, de outras matérias, desde o descobrimento
do Brasil, era ministrado pelos jesuítas até a expulsão deles em
1759. Desta data até 1808 os ex-alunos dos jesuítas ficaram encarregados pelo
ensino. De 1808 a 1834 a matéria era ministrada nas escolas do Exército e da
Marinha e a partir de 1873 também nas escolas de Engenharia. Em 1874 é criada a
Escola Politécnica a partir da Escola Central, ex-Escola Militar. A Escola de
Minas de Ouro Preto é criada em 1875 e a Escola
Politécnica de São Paulo em
1893. Assim, o ensino de matemática passa também a ser oferecido em escolas não
militares.
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